Agende a sua consulta
AGORA
FIQUE ATUALIZADO
  • Dicas
  • Artigos
  • Eventos

Dicas

Como ajudar meu filho nos estudos

Toda atividade para ser bem executada segue um passo a passo. Sendo que estas etapas para muitas pessoas são facilmente desempenhadas, mas para outras, é exigido um esforço maior.

Nas crianças este processo naturalmente é mais difícil, já que elas ainda estão desenvolvendo o que chamamos de funções executivas do cérebro. As funções executivas são as que mais tardam para amadurecer, somente no início da idade adulta, mas desde criança já podem ser estimuladas.

Para estimular nos estudos é importante definir com a criança:

1º PASSO: Decisão

O que preciso fazer?
Ex: Tarefa de história

2º PASSO: Planejamento

Antes de iniciar pensem em todas as etapas da atividade.
Ex: Quanto tempo preciso para executar a tarefa, que horas vou fazê-la, em que local da casa vou realizá-la, que material preciso separar para executar a tarefa (caderno, livro, pesquisa na internet), irei executá-la sozinho ou com ajuda, etc.

Fiquem atentos em quebrar as atividades maiores em pequenas partes, e fazê-las uma de cada vez. Se necessário, estabeleçam pequenos intervalos.

3º PASSO: Execução

Nesta etapa é importante seguir toda sequência anteriormente planejada.

Não se esqueçam de se atentar para um ambiente silencioso e sem estímulos que possam desviar a criança de seu foco, como: comer enquanto estuda, ouvir música ou ficar na frente da TV, ficar com celular ao lado, etc.

4º PASSO: Automonitoramento

Quando estiver executando a tarefa, modificar as estratégias sempre que necessário.
Ex: Foi planejada a execução de uma pesquisa de Geografia para às 18h e você percebe que o rendimento não está bom, que a criança está cansada.
Então, sinalize que percebe o cansaço e questione se não seria melhor alterar o planejamento: “Quer que façamos juntos?” ou “Quem sabe você toma um banho primeiro e depois fazemos juntos?” ou “Que tal dormir mais cedo hoje e fazer amanhã?”.

É importante que a criança comece a entender que a flexibilidade para executar toda e qualquer tarefa na vida é fundamental. Se não está conseguindo de um jeito, tem que tentar de outro. Muitas crianças desistem de fazer algo porque da forma que estão fazendo é cansativo e desprazeroso. Às vezes mudar a estratégia faz muita diferença!

Ao finalizar a atividade sempre ensine a criança a fazer uma autoavaliação. “E então, foi fácil ou difícil? Por quê?”, “Acha que na próxima vez podemos fazer de um jeito diferente ou assim está legal?”

Pontos importantes para um bom rendimento nos estudos da criança:

Criação de rotina de horário sempre que possível.

Organização do local de estudo e do material escolar.

Compreender qual é o melhor canal de aprendizado de seu filho. Muitas crianças são mais visuais e se beneficiam quando lêem, grifam os textos ou fazem resumos. Outras já são mais auditivas, e vão se beneficiar mais se lerem os textos em voz alta (podem gravar a leitura para escutar depois) ou fazendo questionários orais sobre a matéria.

Andrea Valente - Psicóloga Cognitivo-Comportamental e Neuropsicóloga

 

voltar